Listas, flashcards e Readlang

[resumo do podcast]

As listas fazem parte de um dos meios mais eficientes para se adquirir mais vocabulário. Há diversos tipos de listas de vocabulário: classificadas por temas comunicativos, por disciplina, por gênero e até mesmo por situações que você enfrentará em sua vida, como uma viagem de negócios ou uma entrevista de emprego. As possibilidades são infinitas.

Além das simples listas de vocabulário, também podemos ter as de expressões e as de sinônimos. Ambas são excelentes para quem pretende melhorar a habilidade escrita, mas também podem servir para aprimorar a fala. O problema das listas, atualmente, é onde armazená-las. A internet nos oferece tantos recurso diante dos quais muitas vezes nos sentimos perdidos.

Dentre os recursos para se criar listas, temos os mais simples (Word e Excel, por exemplo) e os mais refinados (Evernote, Checkvist, Goog docs, etc). Uma outra forma de praticar o vocabulário é através de flashcards: memrise, vocabla, Anki, etc. Mas Hoje gostaria de mostrar um pouco do Readlang. Este aplicativo é muito mais do que uma lista.

Sua utilização é muito simples e nos permite estudar tanto por meio de listas quanto por meio de flashcards. Basta selecionar um texto que já se encontram na plataforma, classificados em níveis de dificuldades, e começar a clicar sobre as palavras desconhecidas. Essas palavras consultadas irão para uma base de dados que criará uma lista e gerará flashcards que se repetirão no sistema conhecido por spaced repetition.

Todos os textos do Estude Idiomas já estão cadastrados no Readlang e estão prontos para consulta. Vejam só uma pequena apresentação sobre o funcionamento da plataforma dentro de nosso curso de Escrita em Língua Francesa:

Comentários

  • Fábio
    Reply

    Olá, eu não estou conseguindo me cadastrar no Readlang , não estou encontrando a opção de cadastro, só tem uma opção de login e por lá não consigo fazer.
    Vcs podem me ajudar?

    • igorbarca

      Oi, Fábio! Na página do Readlang você encontrará um botão verde marcado “Start Now”. É lá que você deve clicar!

      Veja só esta imagem:

      Index - Readlang

      Espero ter ajudado! Muito obrigado por acompanhar nosso podcast! =]