Conhecendo o potencial dos aplicativos

Aplicativos1

[texto completo]

É muito importante saber utilizar bem o potencial dos aplicativos disponíveis na internet. São milhares de programas que nos auxiliam a organizar nosso dia, nosso material de estudos e que facilitam a nossa comunicação com o mundo fora de nosso local de trabalho. Nós, do Estude Idiomas, utilizamos diversos aplicativos para facilitar o processo produtivo e para melhorar a qualidade do material que disponibilizamos. Não vou falar de programas que usamos internamente – para produzir as lições em áudio, por exemplo – mas daqueles dos quais você também poderá tirar proveito, seja para o nosso curso, seja para a sua vida pessoal.

1. Fuze

Você deve estar curioso para saber que tipo de plataforma usamos para as aulas ao vivo. A principal é a denominada Fuze meeting. Nela, podemos mostrar diversos documentos de mídia e ter acesso ao microfone e à câmera ao mesmo tempo, o que torna a aula bastante interativa, como se fosse presencial. A estabilidade da plataforma é excelente, o que não nos causa muitos problemas e o visual também é bastante agradável.

2. Evernote

Este é um aplicativo essencial para quem deseja organizar suas notas de estudos. Aqui, você pode depositar arquivos, links, criar listas de tarefas a cumprir, compartilhar material com os amigos e, claro, escrever suas notas diretamente no programa. Este é o nosso caderno virtual. Temos um caderno aberto para cada aluno e compartilhamos com ele as anotações feitas durante a aula.

3. Readlang

Está buscando melhorar seu vocabulário, mas não sabe como? Tente este aplicativo. Você pode acessar textos públicos, compartilhados pelos usuários ou fazer o upload dos textos que você deseja estudar. Para facilitar sua vida, o Estude Idiomas disponibiliza todos os seus textos nesta plataforma, para que você possa estudá-los de modo simples e eficaz, através de listas de palavras e de flashcards. Já falamos sobre ele em um episódio anterior.

4. Focus Writer

As redes sociais atrapalham sua concentração? Eu entendo. É difícil resistir em acessar o Facebook, o twitter ou até mesmo o seu e-mail. Checamos nossos canais de comunicação diversas vezes por dia (no meu caso, o tempo inteiro). Por isso, uso o Focus Writer para escrever. Este programa me dá acesso a um caderno em tela cheia, sem nenhum outro elemento de distração. Até mesmo a barra de ferramenta é escondida, para que não fiquemos tentados a clicar no negrito ou no itálico, por exemplo. Assim, focamos no essencial, no material que estamos produzindo no momento.

5. Readability

Assim como gosto de focar na escrita, também prefiro usar um aplicativo que me deixe focado na leitura. Clicando em apenas um botão, ele retira todas aquelas propagandas e menus chatos dos sites e nos oferece tão somente o texto que estamos querendo ler. O ambiente de leitura do Estude Idiomas já é bem limpo e você também pode baixar o pdf para imprimir as lições que desejar, mas habilitei, em cada lição, um botão do Readability. Basta procurar o menu lateral intitulado “Leia sem distração” e clicar em “Read: Now”. Pronto, agora é focar na lição.

 

Há muitos outros aplicativos interessantes para aplicar aos estudos: de mapas mentais (Compendium), de organização de tarefas (Conqu), de memorização (Memrise), etc. Falarei um pouco mais sobre eles nos próximos episódios. Citei apenas os que considerei indispensáveis para os nossos estudos, esses cinco programas/aplicativos que facilitam muito a nossa vida. Então, é isso, espero que tenha gostado e até a próxima! Abraços e bons estudos!

Comentários

  • Elisangela Souza
    Reply

    Professor, adorei as dicas!
    Realmente, para mim, tudo novidade.

    Gratidao!