Nossa proposta

Francês para o CACD

Estudar francês para o CACD não é como estudar para aprender a se orientar em Paris ou a pedir une crêpe” na estação Saint-Michel.

Por mais que pareça irresistível, é preciso ignorar a oralidade e as situações comunicacionais para se avançar mais rapidamente, focando apenas no essencial para a prova.

Eu tenho certeza de que você não deseja estudar durante 5 ou 6 anos para se tornar competitivo para a prova do CACD.

O que você acha de reduzir este tempo pela metade e, em apenas 2 anos, ser capaz de escrever bons textos em francês?

Quando estudamos francês em um curso regular, do estilo Alliance française, dividimos nosso tempo de dedicação para abarcar 4 habilidades: escuta, fala, leitura e escrita.

Para o concurso de diplomata, no entanto, você precisa apenas de 2 delas: a leitura e a escrita. Então, por que perder tempo aprendendo a falar francês se você pode se concentrar apenas em aprender a escrever?

Existem 2 ferramentas que melhoram o seu francês escrito, e é nelas que devemos nos concentrar: a gramática e o vocabulário.

E por que são ferramentas? Porque é preciso transferir o que você aprendeu com os exercícios de fixação de gramática, por exemplo, para a sua escrita. Esse processo de transferência se faz com a prática.

Não adianta conhecer perfeitamente todas as regras da gramática francesa e, ao escrever um texto, errar uma concordância ou uma conjugação. Também não adianta ter um excelente vocabulário e não saber variá-lo em sua produção textual. 

Acredite, isso acontece com muita frequência. Muitos candidatos se dedicam incansavelmente a fazer os exercícios da Grammaire progressive, mas são incapazes de escrever um texto sem cometer erros básicos. 

Uma coisa é fazer exercícios no livro, completando os espaços em branco, outra completamente diferente é partir de uma página em branco e escrever um texto respeitando as regras gramaticais aprendidas.

Nossa proposta para a preparação para a prova de francês do CACD é simples: oferecer as ferramentas necessárias para que você desenvolva o seu francês de forma simples e objetiva, e propiciar momentos de prática, para que você transfira o que aprendeu para os seus textos.

O curso é dividido em 6 níveis diferentes, que englobam desde o seu primeiro contato com o idioma no primeiro nível até o aperfeiçoamento da sua escrita no último.

No Básico Zero, por exemplo, você desenvolve o vocabulário básico e conhece os primeiros tópicos gramaticais essenciais. São 12 aulas em vídeo, acompanhadas de exercícios de fixação. É o módulo introdutório, para quem nunca teve contato com o francês na vida.

Nos níveis Básico 1 e 2, esse conhecimento é desenvolvido não apenas com videoaulas, mas também por meio de leituras de textos, exercícios de fixação de gramática, exercícios de tradução/versão e redações. 

As redações têm correção em vídeo, o que quer dizer que, além de marcar as imprecisões de seus exercícios, gravo um vídeo comentando os seus erros e apontando o que pode ser melhorado.

Esse mesmo procedimento de correção é adotado para os níveis Intermediários 1 e 2. Em vez dos exercícios de tradução/versão de frases e de redações, você faz simulados com os dois exercícios da prova: versão e resumo.

A estrutura dos níveis Básico 1 até o Intermediário 2 é bem parecida: são 6 aulas de gramática, 6 aulas de leitura e 6 conjuntos de exercícios, como descritos acima.

O nível avançado é para você aperfeiçoar a sua escrita e se especializar ainda mais nos exercícios de resumo e de versão. São 10 aulas divididas em 3 partes de aproximadamente 30 minutos cada, além dos exercícios e 2 simulados completos.

Bem, agora que você entendeu como funciona o nosso curso, vou dizer como você pode começar os seus estudos.

Você tem basicamente três opções:

1. Inscrever-se no Percurso Completo, que abarca todos os 6 níveis do curso; 

2. Começar pelo Básico Zero, caso ainda não tenha tido contato anterior com o francês ou tenha estudado muito pouco o idioma;

3. Fazer um teste de nivelamento e ver em que nível você se encaixa.

 

Nosso curso é bem diferente dos outros que você encontra por aí. Você tem um caminho claro a percorrer desde a sua primeira aula no Básico Zero até a resolução de simulados no nível da prova.

Como você pode perceber, foi tudo pensado para você ter um diferencial competitivo e desenvolver as habilidades necessárias para alcançar uma excelente pontuação.

Aguardo você na área de alunos!