Mentoria

de Francês para o CACD

Sobre a Mentoria

Gostaria de falar sobre o meu projeto mais personalizado, a Mentoria de Francês para o CACD, que vai mudar a sua forma de estudar. 

A mentoria é o caminho mais rápido e mais seguro para a sua aprovação. É um programa de 6 meses de encontros ao vivo e com acesso ilimitado a todo o material gravado que já produzi para ensinar Francês para o CACD.

Estarei com você desde o primeiro momento, mostrando exatamente o que você pode fazer para alcançar excelentes resultados na prova de francês e, dessa forma, a aprovação. O bom desempenho na prova de francês tem sido um grande diferencial entre aqueles que são aprovados.

Mas antes de começar a escrever sobre o projeto da mentoria, deixe-me dizer uma coisa que raramente digo aos meus alunos: tenho uma grande admiração por você

Estudar para o CACD é um grande desafio e você o abraçou com toda a sua vontade. Isso é realmente incrível. Tenho certeza de que pode se tornar diplomata muito em breve, e pode contar comigo para orientar você em direção a esse objetivo.

Ao contrário das outras disciplinas, no francês, não temos uma lista de assuntos para estudar no edital do concurso. Não é possível cobrir o edital duas ou três vezes, como você faz com História do Brasil, por exemplo.

Isso gera uma certa insegurança, raramente parece que se está no bom caminho, principalmente se você estiver começando do zero.

Deixe-me dizer outra coisa: existem estratégias que os candidatos mais competitivos utilizam para aprender mais rápido e que eles raramente contam. Não porque eles não desejam compartilhar com você, é simplesmente porque eles não sabem como contar. É algo mais intuitivo, que eles fazem sem perceber.

Foque apenas no necessário.

Tenha o meu acompanhamento de perto.

Eu comecei a ensinar para o CACD10 anos e, durante todo este tempo, desenvolvi uma estratégia eficaz para acelerar a aprendizagem dos meus alunos. O primeiro ponto importante é o foco. 

Nosso estudo se concentra em apenas 2 habilidades: leitura e escrita. Dessa forma, você não perde tempo tentando aprender a ouvir ou a falar em francês. Você só precisa ler e escrever para fazer uma excelente prova.

Não pretendo tomar o seu precioso tempo descrevendo todos os pontos da minha estratégia, mas saiba que estou disposto a ajudar você a aplicá-la em seus estudos, para que você possa evoluir mais rapidamente e com toda a segurança necessária para não se sentir perdido.

Esse é justamente o objetivo da mentoria. Com encontros individuais e em grupo e com total acesso ao material que produzi ao longo dos últimos anos, você terá um caminho a trilhar desde a sua primeira aula.

Vou acompanhar você de perto, tirar suas dúvidas sobre o conteúdo do curso e sobre os seus estudos. Enfim, vou estar sempre disponível para quando você precisar de mim. Pode contar comigo nessa jornada. 

Sobre o seu mentor

Mas quem sou eu para falar tudo isso? Por que você confiaria em alguém que não conhece? Bem, vou tentar resumir a minha história com o CACD.

Meu nome é Igor Barca e, quando criança, tinha o sonho de me tornar diplomata. Fui crescendo, ingressei na universidade e este sonho foi ficando adormecido. No meio do caminho, comecei a ensinar italiano, o primeiro idioma estrangeiro que aprendi.

No final da graduação de Letras — Francês, influenciado por um amigo que conheci na universidade, que compartilhava do mesmo sonho, resolvi que começaria a estudar para o CACD e que começaria melhorando o meu francês.

Lendo o meu autor favorito: Milan Kundera.

Fui, então, concluir o meu curso na Université de Nantes, na França. Nem preciso dizer o quão incrível foi a experiência, né? Além de conhecer diversos países da Europa, aproveitei a oportunidade para estudar bastante.

Cursei várias disciplinas de literatura e de linguística. Tive, inclusive, a oportunidade de participar de uma seleção para ensinar português a colegas que viriam para o Brasil no semestre seguinte. Fui aprovado na seleção e ensinei o nosso belo idioma em uma universidade francesa.

Quando voltei ao Brasil, com o curso concluído, comecei a estudar para o CACD. Durante 6 meses, o concurso fez parte da minha rotina.

Para poder estudar e me manter, resolvi que voltaria a ensinar. Então, em 2010, comecei a ensinar francês para o concurso. Durante algum tempo, consegui conciliar as duas atividades.

Só que algo inesperado aconteceu: eu passei a gostar mais de ensinar do que de estudar para o concurso. Acabei me descobrindo como professor. Desde então, minha vida tem sido dedicada ao ensino. 

Hoje, tenho mais de 300 alunos e dezenas deles já são diplomatas, como o Jônathas Silveira e a Carolina Oliveira.

Vamos ao que interessa

O objetivo do meu curso é justamente ajudar alunos que não ainda sabem nada de francês a estudar com foco no CACD desde a primeira lição.

Para falar sobre isso, convidei o aluno André Costa para gravar um pequeno vídeo. Ele começou a estudar comigo no Básico 1 e hoje está no nível Avançado, tendo conquistado um progresso notável em um curto espaço de tempo. Vamos ouvir o que ele tem a dizer?

O meu xará, Igor Carvalho, também começou do zero comigo e hoje consegue desenvolver um ótimo texto em francês. Ouça o seu depoimento:

Mas não é só quem está começando do zero que pode se beneficiar da minha metodologia. Eu também corrijo simulados dos alunos mais avançados.

Para representar este grupo, convidei o aluno Gabriel Antônio para dar o seu depoimento:

E se você tiver um tempinho a mais, também pode assistir a esta entrevista com um dos últimos aprovados no concurso que estudou comigo durante mais de 1 ano e fez mais de um dos meus cursos, o diplomata Osvaldo Quirino

Ele nos oferece muitas dicas importantes, inclusive para quem ainda está na universidade, já que foi no segundo ano de Relações Internacionais que ele começou os seus estudos para o concurso.

Ao longo desses anos de experiência, criei uma metodologia própria com dicas e exercícios extremamente eficazes, focados exatamente no que você precisa para ser aprovado.

A mentoria é muito mais do que um curso: você tem reuniões individuais comigo e em grupo, com os seus colegas de estudo. Juntos, montamos uma estratégia de estudos com base em suas necessidades.

E o curso ao qual você terá acesso é muito mais do que aulas em vídeo, você escreve e lê textos em francês desde o primeiro módulo. Não se subestime, você consegue. 

A mentoria é muito mais do que um curso.

Juntos, montamos uma estratégia de estudo individualizada.

Imagine a seguinte situação: você acorda, cumpre a sua rotina matinal e, então, começa a estudar para o concurso. Em seu planejamento, vê que é o dia de estudar francês. E você fica tranquilo, porque sabe exatamente o que fazer! 

Nas reuniões ao vivo, você é pontual, tira todas as suas dúvidas e ganha ainda mais energia e motivação para continuar estudando. Também pode acessar as gravações, porque imprevistos acontecem e não são eles que vão nos derrubar.

Aplicando o que foi aprendido nas reuniões, você entra na plataforma do Estude Idiomas, assiste às lições em vídeo, faz os exercícios de fixação, escreve as redações, resolve os simulados, assiste aos vídeos de correção feitos exclusivamente para você e acessa o conteúdo extra indicado para reforçar ainda mais o que foi estudado. 

Com todas as dicas e insights que você tem nos encontros ao vivo comigo, com a possibilidade de tirar todas as suas dúvidas por e‑mail ou por WhatsApp e com acesso a todo o material que criei e aperfeiçoei ao longo desses anos, pode ter certeza de que o seu desenvolvimento será muito mais rápido do que o esperado.

É claro que esse programa de mentoria não é para todos, são poucos que têm a vontade e a disposição para fazer o necessário para ser aprovado no concurso. Mas, se você leu até aqui, você provavelmente é diferente.

No entanto, se por algum motivo você se inscrever e achar que este programa não é para você, que ele não vai mudar a sua forma de estudar francês, você tem até 20 dias para pedir o reembolso do seu investimento. Você participa da primeira reunião, faz o primeiro módulo e decide; eu assumo o risco.

A Estrutura da Mentoria

Agora, é hora de conhecer a estrutura da nossa mentoria. Ao que você tem acesso na Mentoria de Francês para o CACD?

→ Acesso a 2 encontros ao vivo mensais durante 6 meses: sendo um individual e outro em grupo;

→ Acesso a TODOS os 6 módulos já gravados de Francês para o CACD, do Básico Zero ao Avançado;

→ Bônus de 2 minicursos: Os erros mais frequentes dos candidatos & Versão Literária. 

Mas você pode estar pensando agora: Eu já tenho um certo nível de francês, gostaria de fazer apenas alguns módulos, não todos. Será que é possível?”. Sim! 

Você pode se inscrever no Programa Completo de Mentoria, fazer apenas os encontros ao vivo ou escolher os módulos que deseja cursar. Mesmo se você já for um aluno avançado, poderá se beneficiar da Mentoria.

Apenas reuniões

12 Reuniões ao vivo
  • 12 reuniões ao vivo, 6 individuais e 6 em grupo 
  • Tira-dúvidas por e‑mail ou WhatsApp 

Mentoria Completa

12 Reuniões ao vivo + Percurso Completo
  • 12 reuniões ao vivo, 6 individuais e 6 em grupo 
  • Percurso Completo: TODOS os cursos já gravados de francês para o CACD 
  • Tira-dúvidas por e‑mail ou WhatsApp 

Mentoria com módulos

Reuniões ao vivo + módulo(s) a sua escolha
  • 12 reuniões ao vivo, 6 individuais e 6 em grupo 
  • Módulo(s) a sua escolha, de acordo com o seu nível 
  • Tira-dúvidas por e‑mail ou WhatsApp 

Formulário de seleção

Como eu já disse, este programa não é para todo mundo, só para os que estão dispostos a dar o seu melhor. Estou selecionando um número limitado de alunos para participar e, se você tem realmente tem interesse e tem vontade de melhorar o seu francês de uma vez por todas, peço que responda às perguntas abaixo.