fbpx

Descomplicando o verbo Gustar

Você falaria tranquilamente sobre seus gostos em espanhol? 

Pense em como você diria eu gosto de estudar espanhol”.

Se você pensou em algo como yo gusto de…” pare por aí!  Vamos reformular?

O verbo gustar” funciona de uma forma diferente:

Primeiro, precisamos indicar quem gosta”, para isso usamos a preposição a”:

Depois disso, vem o pronome correspondente a essa pessoa:

Esses pronomes são essenciais para a conjugação deste verbo. Já a primeira parte (quem gosta) se torna redundante, podendo ser omitida ou não de acordo com os objetivos comunicativos. Mas lembre-se que sempre que quisermos especificar quem é a pessoa que gosta, é obrigatório o uso da preposição A”. Por exemplo: A María; A Carlos; A los niños,…

Então, chegamos ao verbo, que só terá plural ou singular de acordo com o objeto gostado”: (aqui no presente do indicativo)

O objeto” gostado precisará de um determinante (quando é um substantivo) ou aparecerá sozinho (quando é um verbo). Sendo assim, o verbo gustar” permanecerá no singular sempre que estiver acompanhando um substantivo em singular e/ou um verbo, e será usado no plural somente quando estiver acompanhando substantivos no plural.

Agora vamos montar nossa frase inicial?

Eu gosto de estudar espanhol.” → (A mí) Me gusta estudiar español. 

 

Perceba que no nosso exemplo a primeira parte se torna redundante e não altera o sentido da frase. Porém, em alguns casos, continua sendo necessária, pois, quando eu uso me” não há dúvidas de  que se trata de mim, mas quando uso le”, por exemplo, posso estar falando de él”, ella” ou usted”, e o mesmo ocorre na terceira pessoa do plural. Por isso, você deve se atentar às possíveis ambiguidades e incluir essa construção (“a “+ pessoa) sempre que necessário. 

Perceba também que, em nenhuma hipótese, usamos de”. Esse verbo não exige essa preposição em espanhol. 

¡OJO! Agora que você chegou até aqui, tenho uma ótima notícia para lhe dar! Você não aprendeu apenas a conjugar o verbo gustar”, essa construção se repete também nas seguintes formas verbais: 

Vamos testar seus conhecimentos então?

Bárbara Macedo

Bárbara Macedo

Estudou na Espanha durante 7 anos e, atualmente, é graduanda em Letras — Espanhol pela UFRN. É uma das professoras de espanhol do Estude Idiomas.

Mais sobre mim 
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Já está indo?

Aproveite o nosso conteúdo gratuito! Receba dicas para não errar na prova de francês, aulas gratuitas e um e-book exclusivo: Como se preparar para a prova de francês do CACD.

Enviar mensagem
Olá! Salut ! Hello! Hallo! Hola! 😄
Podemos de ajudar?